domingo, junho 08, 2008

Cinesul 2008

O Cinesul 2008 – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, começa no Rio de Janeiro no dia 17 de junho para o público e vai até o dia 29 em cinco locais: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Cinemateca do MAM e Ponto Cine, em Guadalupe. Serão 80 filmes em competição (entre longas, médias e curtas-metragens) e cerca de 160 exibidos em mostras paralelas. Todos com entrada franca.

DOS 700 INSCRITOS, 80 FILMES CONCORREM EM TRÊS CATEGORIAS E CERCA DE 160 SERÃO EXIBIDOS EM MOSTRAS PARALELAS

O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo chega à 15ª edição em 2008 com número recorde de inscritos: 700 contra os 503 do ano passado, e produções de países como Argentina, Espanha, Brasil, Portugal, México, Venezuela, Chile, Cuba, entre outros de língua latina. O festival, que acontece no Rio de Janeiro entre 17 e 29 de junho, traz mostras competitivas: longas-metragens de ficção e de documentário e Videosul, com trabalhos de média e curta-metragem. Entre as mostras paralelas, destacam-se “Panorama Brasil” (com longas de documentário e de ficção nacionais); “Foco Espanha” (incluindo trabalhos do País Basco e das Ilhas Canárias); “Bossas Musicais”, “Bolívia, um país em transe”, “Palcos e Telas” (com filmes sobre cineastas e teatrólogos); além de específicas das escolas de cinema de Madri, de Cuba (Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños) e Buenos Aires (ENERC - Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica).



Dentre os filmes em competição destaca-se Partes Usadas, uma co-produção México/França/Espanha, de 2007, com direção e roteiro de Aarón Fernández Lesur, em seu primeiro longa. No filme, Iván tem 14 anos e vive com seu tio Jaime, um comerciante de autopeças usadas. Ambos estão guardando dinheiro para imigrar ilegalmente. Ao constatar que precisarão de mais dinheiro, Jaime introduz o sobrinho em roubos de peças de carro. Iván aprende o ofício rapidamente e chama seu melhor amigo para ajudá-lo. Eles se divertem e atendem com esmero os pedidos do tio. Até que Iván percebe que as suas intenções são bem diferentes das que eles pensaram juntos.
O atrativo do filme é abordar de forma diferenciada o sonho de morar nos Estados Unidos acalentado por muitos latinos: a narrativa mostra o preparo para a partida, seus impresvistos e a luta para atingir o sonho americano, mesmo que esse embate não seja lá tão ético. O final é surpreendente.

Ficha Técnica:

DIREÇÃO E ROTEIRO: Aarón Fernández Lesur FOTOGRAFIA: Javier Morón MONTAGEM: Ana Laura Calderón MÚSICA: Nação Zumbi ELENCO: Eduardo Granados, Alan Chávez, Carlos Ceja, Damayanti Quintanar e Pilar Padilla DURAÇÃO: 90 min

Para informações e programação completa acesse o site do festival: http://www.cinesul.com.br/site_2008/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um recomeço

                                                                  Photo by Denise Duarte Após 9 anos sem postar em meu blog, estou de volta...