quinta-feira, maio 27, 2010

Coco Chanel & Igor Stravinsky


Uma das grandes atrações do Festival Varilux do Cinema Francês, que acontece de 02 a 10 de junho em nove capitais brasileiras, é Coco Chanel & Igor Stravinsky, de Jan Kounen (2009). Com excelente cenografia e interpretação por parte dos atores, o filme mostra de modo essencialmente visual a relação entre Chanel e Stravinsky, justamente em seus momentos de maior criatividade, cada qual em sua arte, incluindo a criação do famoso perfume.
Destaco o roteiro adaptado por Chris Greenhalgh sobre novela de sua autoria, roteiro esse que prima por privilegiar essencialmente a atmosfera dos relacionamentos, seja entre os potenciais amantes, seja entre pais e filhos, no triângulo amoroso ou mesmo entre empregados e patrões.
Chama também atenção o impressionante trabalho de interpretação da atriz russa Yelena Morozova, como Katarina, a mulher de Stravinsky.
O Festival Varilux irá exibir 10 filmes inéditos no país e é o primeiro evento a ser realizado após a assinatura de um novo acordo de co-produção com a França.

sexta-feira, maio 21, 2010

The Ghost Writer


The Ghost Writer é o mais recente filme do diretor Roman Polanski. Mas, pena, é fraquinho. A ambientação é perfeita. Porém, a história foi mal desenvolvida. Há muito suspense para uma história que não se sustenta, ou melhor, nem acontece. O filme parece só acontecer na cena final. Enfim, para quem, como eu, curte Ewan MacGregor, cenários frios e cinzentos e um Polanski na direção, mesmo que distante de seus melhores dias, vale a ida ao cinema. Mas sem grandes esperanças de vê-lo como nos bons tempos de Chinatown (1974), onde o suspense era enaltecido por um exemplar roteiro.

segunda-feira, maio 17, 2010

Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague


Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague (Les deux de la Vague, 2009), de Emmanuel Laurent, apresentado no Festival de Cannes 2009 e que chega agora ao cinemas do Brasil, é um documentário indispensável não só aos estudantes e professores de cinema e audiovisual em geral, mas também aos cinéfilos. Trazendo no elenco Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Léaud (o grande astro do Movimento, eterno protagonista do filme marco Os Incompreendidos, de Truffaut), François Truffaut, Isild Le Besco e outros, Les deux de la Vague (nome bem mais apropriado, como sempre, do que a versão brasileira do título) mostra o nascimento do movimento e também de suas estrelas, a importância da Cahiers du Cinéma e de Andre Bazin, o fim da Nouvelle Vague e a ruptura entre Godard e Truffaut, bem como as posteriores homenagens fílmicas que cada qual prestou ao outro, passando ainda pelas influências de Ingmar Bergman e Hitchcock.

Um filme que vem incrementar o estudo do cinema, como antes o fizeram, cada qual à sua maneira, os documentários A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies (1995) e Il mio viaggio in Italia (1999), ambos de Martin Scorsese, A Decade Under the Influence (Ted Demme e Richard La Gravenese, 2003).

Curb Your Enthusiasm – A Reinvenção do Sitcom

  Curb Your Enthusiasm é um dos mais brilhantes sitcoms da televisão norte-americana depois de Seinfeld . O criador de ambos, Larry David...