
Documentário - Técnicas para uma Produção de Alto Impacto
O livro “Documentário: Técnicas para uma Produção de Alto Impacto” ressurge no mercado editorial brasileiro em sua segunda edição, atualizada e ampliada. A autora, a cineasta americana Sheila Curran Bernard, vem analisar filmes veiculados recentemente pela indústria cinematográfica, além de revelar como construir uma estrutura narrativa de sucesso.
Para ela, a crescente popularidade dos documentários, que surgem a partir de vídeos, materiais factuais, histórias de arquivos e dramas da vida real, resulta na construção de roteiros mais impactantes.
E, por isto, o livro aponta os elementos fundamentais na aplicação de uma linguagem eficaz na criação de diversificados estilos narrativos.
Sheila explica que o documentário é um discurso de auto-expressão, como romances, canções ou pinturas, podendo ser criado em diferentes formatos. Quando bem formulado, é um instrumento que, de certa forma, compensa o descompasso entre culturas ou expõe realidades desconhecidas. E, apesar de muitas vezes promover entretenimento, o conteúdo deve possuir um caráter inspirador, motivador e educacional. Diferente do que é produzido pela indústria de Hollywood.
Geralmente, este estilo de filme é derivado da reflexão sobre assuntos polêmicos a respeito da condição humana, que deve conquistar o público e, ao mesmo tempo, ser desafiador, incômodo ou até humorístico.
Sobre a autora: Sheila Curran Bernard é cineasta e consultora de projetos que incluem a transmissão e exibição de documentários em cinemas, museus e salas de aula. Ganhou prêmios consagrados como Emmy e Peabody. Recentemente, a autora lecionou como professora convidada na Princeton University.
Serviço:
Documentário – Técnicas para uma produção de alto impacto
Editora Campus-Elsevier
Autora: Sheila Curran Bernard